sábado, 10 de julho de 2010

Você sabia? (Obelisco Jubileu de Prata)

Vou inaugurar uma nova seção no blog, será a série "Você sabia?". Os posts que vierem com este título trarão fatos e curiosidades sobre a história de Londrina. Para inaugurar, começo com o "Obelisco ao Jubileu de Prata de Londrina".

Certamente, você já passou pela r. Souza Naves, na altura do nº 1800 e viu um pequeno obelisco em um canteiro de esquina. Este monumento é uma réplica em menor escala feita pelo Rotary Club de Londrina, em 1998. O original era mais alto e comprido, ficava na esquina da BR-369 (av. Brasília) com a r. Guaporé e comemorava o jubileu de prata de Londrina, em 1959. Projeto original pelo Arquiteto-Engenheiro Amilcar Neves Ribas, que também projetou a barragem do Lago Igapó.

Confiram as fotos da réplica e do original...

Réplica em menor escala do "Obelisco Comemorativo ao Jubileu de Prata de Londrina - 1959", foto do autor




















Detalhe da réplica feita em 1998, foto do autor






















Vista da réplica do Obelisco Comemorativo aos 25 anos de Londrina, foto do autor














Obelisco de 1959, foto de Yutaka Yasunaka




















Obelisco de 1959 (compare o tamanho com o carro), foto de Yutaka Yasunaka

Um comentário:

Tony Hara disse...

Oi Marcel, parabéns pelo blog!! Na linha "você sabia", há uma outra curiosidade sobre esse obelisco. Segundo o jornalista Marinósio Filho (História da Imprensa em Londrina) houve um movimento para colocar uma placa ao lado da obra. Os dizeres seriam esses: "IGUAIS A VOCÊ EXISTEM 10 MIL. VOLTE". Cidade hospitaleira, não?!